quarta-feira, 22 de agosto de 2012

12 Fatos e curiosidades sobre a África do Sul


A língua “administrativa” (falada na vida pública e econômica) sul-africana é o inglês. Boa parte da população também é fluente na língua de William Shakespeare. A África do Sul, no entanto, possui mais de dez línguas oficiais.

A África do Sul tem três capitais: Pretória (administrativa), Bloemfontein (judiciária) e Cidade do Cabo (legislative).

A moeda é o rand sul-Africano. Um rand vale cerca de 0,23 real.

70% da população da África do Sul é negra. Os brancos representam 12%. Os outros 18% são indianos, asiáticos e outras etnias.

Os bôeres são sul-africanos descendentes de europeus calvinistas que falam uma língua própria chamada africâner. Falado na África do Sul e em parte da Namíbia, o africâner tem influências do holandês, inglês e outras línguas.

Existe um Joanesburgo um museu sobre o apartheid, o regime de segregação racial que vigorou durante décadas na África do Sul.

As leis de trânsito são praticamente idênticas às brasileiras. A África do Sul aceita carteira internacional de habilitação. O único cuidado que o motorista deve ter é com a “mão inglesa”.

As cidades-sedes da Copa do Mundo de 2010 são Bloemfonteim, Port Elizabeth, Durban, Rustenburgo, Pretoria, Johannesburgo, Nelspruit, Polokwane e Cidade do Cabo.

As carnes de caça são muito apreciadas pelos sul-africanos e turistas. É comum encontrar pratos com carnes de antílope (o springbok), avestruz, javali, zebra e até crocodilo nos restaurantes sofisticados.

O Parque Nacional Kruger, o mais conhecido território da vida selvagem sul-africana, é maior do que o Estado de Israel.

A fruta típica da África do Sul é a marula, conhecida no Brasil por causa do licor Amarula. Se aproveita quase tudo da marula. Com a polpa são feitas sucos, geléias e licores. Do caroço é fabricado óleo protetor para a pele. Já as folhas da árvore são usadas para tratar a má digestão.

Existe um país independente, com língua e administração próprios, que fica praticamente dentro da África do Sul e se chama Lesoto.

Nenhum comentário: