quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Reggae e Hip Hop

O Reggae e o Hip Hop são culturas predominantemente jovens que surgem na contemporaneidade e se configuram como movimentos sociais, mas podem também estimular apenas a formação de tribos urbanas. Ambos possuem elementos pan-africanistas, visualidades muito características e levam suas mensagens através da arte (música, moda, pintura).


A origem do termo Reggae é incerta, podendo ter surgido da palavra rege, que segundo o dicionário jamaicano significa pessoa maltrapilha, ou discussão, confusão. Já outras fontes afirmam que o termo viria do latim, da palavra regi, que significa “para o rei”. A sonoridade desse estilo musical tem um ritmo marcado e uma batida característica, sendo uma expressão suave e muito dançante. Grande parte do movimento Reggae se baseia em idéias da religião Rastafári. Seus fiéis acreditam em Jeová, nome bíblico para Deus, denominado por eles como Jah, uma contração da palavra original. O movimento surgiu na primeira metade do século XX na Jamaica, proclamando o imperador etíope Hailê Selassiê como o messias, o representante de Deus na Terra, aquele que lideraria o povo negro a uma terra de liberdade e justiça divina.


Já o Hip Hop, se define em 4 elementos principais: a dança, a poesia, a grafitagem e o conhecimento. Nos bairros nova-iorquinos onde nasceu o Hip Hop (Brooklyn, Queens e Bronx) eram precárias as condições de educação, saúde, moradia e empregabilidade, expondo os jovens a uma condição marginal. O break dance surgia como uma tentativa de reverter a violência entre as gangues, assim também a dança propunha uma crítica à guerra do Vietnã, com passos que simulavam soldados feridos e máquinas de guerra. Logo após o estabelecimento das competições de dança entre os B-Boys (Break Boys – dançarinos de break), surgiu também a figura dos DJ’s de cada equipe, incluindo a música nas “batalhas”. Outro elemento fundamental da cultura Hip Hop é a poesia, criada a partir da base sonora do Hip Hop é chamada de Rap (rhythm and poesy). O graffiti consiste em desenhos e pinturas, de diversos estilos, feitos em muros e paredes das cidades, com sprays, rolinhos e pincéis, em geral são representações do cotidiano urbano.

Prancha Reggae e Hip Hop - frente e verso:




Obs.: Para melhor visualização da imagem, clique sobre ela.

Nenhum comentário: