quarta-feira, 22 de agosto de 2012

O que está acontecendo na África atualmente III


Assassino de líder extremista é condenado a prisão perpétua na África do Sul
Chris Mahlangu foi considerado culpado pelo assassinato do líder de extrema-direita Eugene Terre'Blanche

O sul-africano Chris Mahlangu foi considerado culpado pelo assassinato do líder de extrema-direita Eugene Terre'Blanche e condenado nesta quarta-feira à prisão perpétua pelo tribunal de Vendersdorp, no norte do país.

Mahlangu, que tinha 28 anos na ocasião do crime, foi acusado em 22 de maio deste ano de ter agredido até a morte o fundador do Movimento de Resistência Afrikaner (AWB, na sigla em inglês), um pequeno grupo de ultradireita que prega a supremacia branca e defende o regime do apartheid.

O juiz responsável pelo caso John Horn disse, ao anunciar o veredito, que diante do desrespeito pelos direitos do falecido e, sem observar qualquer expressão de remorso pelo crime, ele não via "nenhuma razão válida para não atender a sentença solicitada pelo promotor".

O outro réu, Patrick Ndlovu, de 18 anos, que era menor de idade no momento do assassinato, foi considerado culpado apenas de violar a residência da vítima, sendo condenado a dois anos de prisão condicional.

Histórico: Terre’Blanche foi encontrado morto em sua residência em Ventersdorp, em abril de 2010, com quase 30 golpes de machado em seu corpo.

Os dois acusados se declararam inocentes no início do processo. Ndlovu alegou que vivia na casa de Terre'Blanche e que sofria abuso verbal e físico enquanto Mahlangu disse que atuou em legítima defesa quando o líder de extrema-direita avançou contra ele com um machado. Mais tarde, eles alegaram que haviam discutido com o patrão por um problema com o pagamento no dia do crime e admitiram o homicídio.

"Segundo o que foi declarado por algumas testemunhas citadas pelo acusado, a divergência com a pessoa morta foi provocada por um problema de dinheiro e não por convicções políticas ou aversão aos negros", declarou o juiz em maio. Desta forma, a justiça considerou que o crime não teve origem racial.

Mundial da África do Sul: A morte de Terre'Blanche, em 2010, fomentou temores do surgimento de focos de violência no país pouco antes da realização Copa do Mundo de Futebol, que aconteceu na África do Sul naquele ano. Nenhum episódio do tipo foi registrado, no entanto.

Nenhum comentário: